Maurício Corrêa, de Brasília —
A empresa italiana Enel continua a ter algumas dificuldades nas suas áreas de concessão em São Paulo e Rio de Janeiro, depois das fortes chuvas e ventos que se registraram na região Sudeste na segunda-feira.
No início da manhã desta terça-feira, ainda havia cerca de 600 mil pessoas sem energia elétrica na Grande São Paulo e cerca de 100 mil pessoas nos vários municípios do estado do Rio de Janeiro atendidos pela Enel.
Em São Paulo, a situação ainda permanece crítica, com 206.435 unidades consumidoras desligadas às 08h36m, o que significa em torno de 600 mil pessoas ou possuidores de pequenos negócios. Basicamente, a falta de luz estava impactando a região da Capital do Estado de São Paulo.
Em São Paulo, às 7 horas da manhã, a concessionária disponibilizou uma nota na internet, destacando que:
“Informamos que restabelecemos o fornecimento de energia para 68% dos clientes que tiveram o serviço afetado após as fortes chuvas, com rajadas de vento, que atingiram a área concessão ontem (22).
A regiões Norte e Oeste foram as mais impactadas. Durante todo o dia, mobilizamos mais de 1.000 equipes para restabelecer a energia elétrica nas áreas mais afetadas”.
Nossos técnicos atuaram inclusive durante a madrugada, e normalizaram o serviço para a maioria dos clientes. No momento, nossas equipes trabalham para restabelecer o serviço para demais clientes afetados”.
Os consumidores atendidos pela Enel no estado do Rio de Janeiro também foram afetados pela tempestade e, nesta manhã de terça-feira, 23 de setembro, ainda havia 32.580 unidades consumidoras sem energia elétrica, o que representa quase 100 mil pessoas.
Para os consumidores do Estado do Rio, a Enel disponibilizou às 06h30m a seguinte nota:
“Informamos que normalizamos o fornecimento para 75% dos clientes impactados pelas fortes chuvas, com descargas atmosféricas e rajadas de ventos, que atingiram diversas regiões do Estado na tarde e noite de ontem (22). As regiões dos Lagos, Serrana, Noroeste e as cidades de Macaé e Campos dos Goytacazes foram as mais afetadas. Nossos técnicos seguem atuando para normalizar o serviço a todos os clientes o mais rápido possível”.
Hoje, ao longo do dia, com a intensificação dos trabalhos das equipes de emergência, é possível que o número de consumidores desconectados da rede seja reduzido e as dificuldades de atendimento sejam normalizadas aos poucos nas duas áreas de concessão.