Política Energética, Regulação, Setor Elétrico, Gás Natural, Energias Alternativas, Empresas e Negócios

“Memórias da Eletricidade” disponibiliza relatórios do Consórcio Canambra

Da Redação, de Brasília (com apoio do Projeto Memórias da Eletricidade/AE) —

A Rede Bibliotecas da Energia, da Memória da Eletricidade, passou a disponibilizar para consulta em seu acervo toda a documentação produzida pelo Consórcio Canambra, estudo contratado pelo governo brasileiro em 1962 para propor soluções para os problemas de fornecimento de energia no país.

O projeto foi executado por empresas canadenses e norte-americanas, em parceria com técnicos brasileiros, e supervisionado pela então Eletrobras, hoje Axia Energia. Ao todo, são 11 documentos que, juntos, somam mais de 3 mil páginas.

Para os pesquisadores, profissionais do setor elétrico, estudantes ou curiosos da história da energia no Brasil que desejam consultar o acervo digitalizado, basta acessar a plataforma da Rede Bibliotecas da Energia e cadastrar-se gratuitamente (é preciso preencher um breve formulário de usuário). Após ativar o login, vá na aba “Projetos” e busque por ” Canambra ” ou “Relatório Canambra ” na barra de pesquisa da coleção técnica digital.

Os estudos resultaram, principalmente, no primeiro plano de expansão energética de longo prazo do Brasil. Os especialistas também verificaram o potencial hidrelétrico do país, com levantamentos de hidrologia e pluviometria, e entregaram uma avaliação econômica do potencial hidrelétrico do Sudeste.

O primeiro relatório do Canambra foi finalizado em 1963, seguido por um segundo em 1966. As análises e recomendações do consórcio serviram de base para dois planos de desenvolvimento econômico do país: o Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), de 1964 a 1966, e o Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED), de 1968 a 1970. O Canambra também propôs a unificação das frequências, fixada em 60 Hz, e a implantação de linhas de transmissão para integrar as diferentes regiões brasileiras.

Conheça a Rede de Bibliotecas da Energia

A Rede de Bibliotecas da Energia conta com um acervo de mais de 160 mil itens entre livros, relatórios técnicos, documentos históricos e publicações científicas, voltadas ao tema energia. Estes conteúdos, que reúnem as unidades de informação da Axia Energia, Eletronuclear e da Memória da Eletricidade, são mantidos acessíveis não só para os profissionais da área, mas também para pesquisadores e curiosos em geral.

O acesso ao catálogo completo é gratuito e pode ser feito online pelo site da Rede de Bibliotecas da Energia. Já as visitas presenciais precisam ser agendadas por e-mail (contato@bibliotecasdaenergia.com.br). O horário de atendimento presencial é das 9h às 17h, de segunda a quinta-feira. A Biblioteca está situada no Centro do Rio de Janeiro.

Posts Relacionados