Política Energética, Regulação, Setor Elétrico, Gás Natural, Energias Alternativas, Empresas e Negócios

Evento em Bsb discute papel da energia nuclear

Da Redação, de Brasília (com apoio da Abdan) —

Organizado pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan), o Nuclear Legacy 2025 acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, no Clube Naval de Brasília, com expectativa de reunir mais de 250 participantes entre lideranças empresariais, especialistas  setoriais e autoridades políticas do governo federal e das Forças Armadas.

Este é o principal encontro anual do setor nuclear brasileiro com uma programação de painéis de discussão, palestras, homenagens, além de ser palco para importantes articulações políticas e empresariais que impulsionam o futuro da energia no país.

Premiação e homenagens

Na noite do dia 20 de outubro, será realizada a cerimônia de premiação, que reconhece profissionais e personalidades que se destacaram em diferentes áreas relacionadas à tecnologia nuclear. Serão entregues medalhas de honra em categorias como Defesa, Diplomacia, Pesquisa & Desenvolvimento, Medicina Nuclear, Colaborador do Ano e Jornalismo.

Nuclear no Parlamento

Na manhã do dia 21 de outubro, a programação segue com a exposição “História da Energia Nuclear no Brasil e no Mundo” no Parlamento Brasileiro. Após uma Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães, às 9 horas, a mostra será aberta às 10h30m, no Corredor Tereza de Benguela, e apresentará uma linha do tempo com marcos históricos, avanços tecnológicos e aplicações pacíficas do nuclear, destacando seu papel estratégico para a segurança energética, a saúde e o desenvolvimento socioeconômico.

A exposição busca aproximar a sociedade do setor nuclear, mostrando sua relevância no cotidiano e no futuro do Brasil. No local também haverá ativação de ações especiais no estande da Frente Parlamentar Nuclear, mostrando como a energia nuclear está presente no cotidiano e no futuro do Brasil.

Na parte da tarde do dia 21 de outubro, o Legacy continua no Clube Naval com dois painéis, reunindo lideranças do setor energético e autoridades nacionais.

O primeiro, moderado por Celso Cunha, presidente da Abdan, discutirá “O Papel do Nuclear na Transformação Sustentável da Matriz Energética Brasileira”, trazendo a visão de Verônica Sánchez (diretora-geral da Ana), Sylvia Anjos (Petrobras), Marisete Pereira (Abrage), Adriana Oliveira (Thymos Energia) e Thiago Ivanoski (EPE), em um debate sobre os desafios do setor elétrico e o papel do nuclear na descarbonização.

Em seguida, sob a mediação de Marlos Costa, presidente da ENBPar, será realizado o painel “Energia Nuclear como Vetor Estratégico para o Desenvolvimento Nacional”, com contribuições de Antônio Ramiro (Westinghouse), Leandro Safatle (futuro presidente da Anvisa), Luiz Antonio (Finep) e do almirante Newton Costa (Amazul), que abordarão desde políticas públicas e pesquisa até a construção de novos empreendimentos nucleares e aplicações como a irradiação de alimentos.

Olimpíada nuclear

Ao longo do evento, serão revelados os vencedores do Hackathon Nuclear – Hackpower 2025, competição voltada a estudantes de graduação, mestrado e doutorado. A competição desafia os jovens talentos a desenvolverem soluções inovadoras para problemas do setor nuclear.

“O Nuclear Legacy é mais do que uma celebração das conquistas do passado. É um espaço de cooperação e de planejamento estratégico para o futuro do setor nuclear brasileiro”, destaca Celso Cunha, presidente da Abdan.

A

Posts Relacionados