Da Redação, de Brasília (com apoio da LONGi/PRNewswire/AE) —
A LONGi, fabricante mundial de tecnologia fotovoltaica, anunciou sua parceria com a Rafiqui, uma organização civil mexicana sem fins lucrativos dedicada a oferecer soluções de reciclagem para módulos solares desativados, em parceria com empresas do setor de energia no México.
Esta parceria visa impulsionar o desenvolvimento de infraestrutura para reciclagem de painéis solares no México, promovendo uma solução concreta para uma necessidade premente do setor e fortalecendo o compromisso das entidades participantes com a sustentabilidade e a economia circular.
Atualmente, o México tem opções limitadas para a reciclagem de módulos fotovoltaicos, o que representa um desafio crescente para desenvolvedores, operadores e instaladores de sistemas solares.
Por meio dessa iniciativa, a Rafiqui e os principais players do setor solar visam promover uma alternativa responsável e viável que permita um gerenciamento adequado do fim da vida útil dos painéis, minimizando assim o impacto ambiental do setor. A LONGi é a primeira fabricante de módulos solares diretamente envolvida nesse esforço, assumindo um papel de liderança na responsabilidade ambiental.
Essa colaboração no México se baseia no trabalho que a LONGi já está fazendo internacionalmente, como a recente certificação da recicladora fotovoltaica brasileira SunR e a associação internacional de reciclagem de ciclos fotovoltaicos no Brasil, a primeira desse tipo na América Latina. A LONGi já possui certificação global de ciclo fotovoltaico em países como China, Estados Unidos e vários outros na Europa. Por meio dessa rede, a LONGi promove uma cultura de economia circular nos mercados mais avançados do mundo.
O projeto com a Rafiqui reflete a filosofia “Solar for Solar” da LONGi, que promove um modelo no qual a própria energia solar impulsiona soluções sustentáveis dentro do setor. Com esta iniciativa, a empresa não apenas aborda uma questão-chave para seus clientes no México, mas também estabelece uma referência para as melhores práticas ambientais na América Latina, estabelecendo ainda mais sua reputação como líder em inovação responsável.
