Chinesa Shanghai entra em projetos de renováveis no Oriente Médio
Da Redação, de Brasília (com apoio da Shanghai Electric/PRNewswire/AE) —
A chinesa Shanghai Electric firmou dois importantes acordos de cooperação no Oriente Médio, em abril. Foram assinados um acordo de projeto fotovoltaico de 2 gigawatts com a Abu Dhabi Future Energy (“Masdar”), na Arábia Saudita, e um amplo acordo de cooperação em energia eólica com o Mawarid Group, de Omã.
Os acordos apoiam as iniciativas da Visão 2030 da Arábia Saudita e da Visão 2040 de Omã. Eles têm como objetivo promover a transformação energética do Oriente Médio por meio de exportação de tecnologia, fabricação local e colaboração multissetorial.
O projeto fotovoltaico Sadawi de 2 gigawatts, desenvolvido em cooperação com a Masdar, é o maior projeto solar EPC da Shanghai Electric em escala global. Com uma área de 40 quilômetros quadrados, gera mais de 6 bilhões de kWh anualmente, atendendo às necessidades de eletricidade de 700 mil residências e reduzindo as emissões de carbono em 3 milhões de toneladas.
O projeto utiliza tecnologia fotovoltaica avançada para maximizar a abundante luz solar da Arábia Saudita e é um componente fundamental do Programa Nacional de Energia Renovável do país
Em Omã, a parceria da Shanghai Electric com o Mawarid Group inclui o fornecimento de turbinas eólicas, transferência de tecnologia e design de fábricas locais. A colaboração busca aproveitar os recursos naturais de Omã, criar uma cadeia de suprimentos local e promover o crescimento econômico de longo prazo.
“Este é um novo ponto de partida para a Shanghai Electric e Masdar realizarem uma cooperação abrangente e um marco importante para a Shanghai Electric se estabelecer ainda mais no mercado de energias renováveis do Oriente Médio”, disse Wu Lei, presidente do Shanghai Electric Group. “Espero que ambas as partes trabalhem juntas para criar um projeto de demonstração de referência e contribuir mais para a transição energética global.”
O CEO da Masdar, Mohamed Jameel Al Ramahi, comentou: “A Masdar dá grande importância à sua parceria com a Shanghai Electric e espera aprofundar ainda mais sua cooperação em energia eólica, fotovoltaica, armazenamento de energia e outros campos no futuro para promover conjuntamente a transformação da estrutura energética global”.
Salim Al Aufi, ministro de energia e minerais de Omã, elogiou o conhecimento tecnológico e a inovação da Shanghai Electric em energia eólica. Ele disse que o governo de Omã valoriza sua parceria com a Shanghai Electric e vê a assinatura do projeto de energia eólica como uma oportunidade para expandir a cooperação. Al Aufi expressou a disposição do governo em aprofundar a colaboração em áreas como armazenamento de energia, energia de hidrogênio e fotovoltaica, com o objetivo de promover em conjunto a transformação do setor energético de Omã.
Wu Lei disse: “A Visão 2040 e a Estratégia de Hidrogênio Verde do governo de Omã, de olho no futuro, estão alinhadas com os objetivos estratégicos de desenvolvimento da Shanghai Electric. Estamos ansiosos para usar este projeto como uma oportunidade de integrar tecnologias avançadas e produtos de alta qualidade no setor de energias renováveis com os pontos fortes dos recursos de Omã e seu potencial de mercado. Por meio de licenciamento de tecnologia e desenvolvimento de cadeias de suprimentos localizadas, buscamos orientar a implementação de mais projetos de alta qualidade, contribuir para a transformação energética de Omã e ajudar a moldar um novo capítulo na cooperação energética entre China e países árabes.”
O significado estratégico e o valor industrial dos acordos são significativos. O projeto de energia eólica em Omã deve avançar na transição do país de fontes tradicionais de energia para energias limpas diversificadas, incluindo eólica e hidrogênio, além de aprofundar a cooperação técnica entre China e os países árabes.
Enquanto isso, o projeto fotovoltaico na Arábia Saudita apoia diretamente os esforços do reino para reduzir sua dependência de combustíveis fósseis, contribuir para a diversificação econômica e estabelecer uma base para a expansão mais ampla da Shanghai Electric no mercado de energia solar do Oriente Médio.
