Da Redação, de Brasília (com apoio do Fase) —
O Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase) oficializou, nesta quarta-feira (24), a recondução de Mário Menel à presidência da entidade para a gestão 2026-2027. O executivo, que também preside a Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape), continuará liderando o fórum que congrega as principais associações representantes da cadeia produtiva, do consumo e dos agentes de mercado da indústria elétrica nacional.
A diretoria do Fase conta ainda com Rodrigo Ferreira (presidente-executivo da Abraceel), reconduzido como vice-presidente. Junto a ele, Alessandra Torres (presidente-executiva da Abragel), eleita vice-presidente, passa a integrar a liderança da entidade.
As posses ocorrem em meio a um momento politicamente estratégico de antecipação dos debates eleitorais. Paralelamente ao início da nova gestão, o Fórum avança nas discussões internas para a consolidação da “Agenda Fase 2026: Energia para Desenvolver o Brasil”, produzida em colaboração com a Volt Robotics.
O documento reunirá propostas estruturadas para subsidiar os programas de governo dos presidenciáveis, com foco em medidas prioritárias voltadas aos primeiros 100 dias do próximo mandato executivo.
Para Mário Menel, o início deste novo ciclo à frente do Fórum é tanto um momento de celebração quanto de grande senso de responsabilidade diante da complexidade do cenário setorial.
“O Fase cumpriu um papel fundamental na construção de consensos e no amadurecimento técnico de pautas vitais para a modernização do nosso mercado de energia. Contudo, os desafios que temos pela frente são urgentes e de enorme magnitude. O Brasil aprendeu a expandir sua matriz com fontes limpas, mas o próximo ciclo exigirá de nós a capacidade de alinhar a operação e a regulação para transformar esse potencial em consumo produtivo e reverter os crescentes entraves sistêmicos”, afirmou.