Política Energética, Regulação, Setor Elétrico, Gás Natural, Energias Alternativas, Empresas e Negócios

Brava muda alto comando

Da Redação, de Brasília (com apoio da Brava Energia) —

A Brava Energia anunciou mudança no alto comando, nesta segunda-feira, 12 de janeiro. O Conselho de Administração elegeu Richard Kovacs para o cargo de diretor-presidente. A escolha ocorreu após a renúncia de Décio Oddone, conforme processo de sucessão previamente planejado. Segundo a Brava, a eleição de Kovacs assegura a continuidade da estratégia de longo prazo da Companhia, bem como a preservação de sua cultura de disciplina de capital, segurança operacional e eficiência. 

“Em 2025 atingimos recordes de produção e eficiência operacional, com forte crescimento de produção e estabilidade operacional nos principais ativos da Brava. Meu objetivo é garantir que a Companhia esteja focada em resultados, na gestão eficiente do nosso portfólio e na redução do custo de produção. As mudanças na liderança demonstram a confiança dos acionistas na tese de investimento da Brava e a nossa convicção em destravar valor para os stakeholders no curto, médio e longo prazo”, afirma Kovacs. 

Richard Kehrer Kovacs é formado em Economia pela PUC-SP e possui experiência nos setores financeiro e de energia, atuando em cargos de liderança, estruturação comercial e desenvolvimento de novos negócios. Foi diretor-presidente da Ebrasil LNG, diretor comercial da Ebrasil Energia e membro do Conselho de Administração da Ocyan. Era presidente do Conselho de Administração da Brava desde agosto de 2025. 

Com o objetivo de garantir uma transição coordenada e alinhada às diretrizes estratégicas e de governança da Companhia, Décio Oddone permanecerá no cargo até o dia 31 de janeiro. Richard Kovacs assumirá o cargo em seguida, em 1º de fevereiro. 

“Tenho muito orgulho de ter participado do processo de criação da Brava e de seu desenvolvimento inicial. Ao longo desse período, o foco esteve na melhoria contínua das operações e na manutenção de uma posição financeira sólida, fundamentos importantes para que a Companhia possa seguir destravando seu potencial em benefício de seus stakeholders. Encerro este ciclo no contexto de um processo de transição consensuado, construído de forma alinhada e serena”, diz Décio Oddone. 

Em razão da eleição, Kovacs renunciou ao cargo de presidente do Conselho de Administração, permanecendo como membro. Adicionalmente, Alexandre Cruz foi eleito para o cargo de presidente do Conselho de Administração, com posse nesta segunda-feira (12), em substituição a Richard Kovacs. 

“Acreditamos que há muitas oportunidades a serem exploradas com foco na geração de caixa, otimização do endividamento e a continuidade da estratégia da Companhia” comenta Alexandre Cruz. Ele é graduado em Economia pela USP, em Direito pela PUC-SP e possui pós-graduação pela FGV. Atualmente, exerce o cargo de CEO e é um dos fundadores da gestora de investimentos JiveMauá, tendo também atuado anteriormente na Ernst & Young e no Banco Santander.

Posts Relacionados