Da Redação, de Brasília (com apoio do ONS) —
Nesta segunda-feira, dia 27 de outubro, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Marcio Rea, foi unanimemente eleito pelos membros do GO15, associação internacional que reúne os maiores operadores de sistemas elétricos do mundo. Ele vai ocupar a cadeira de vice-presidente da entidade durante o ano de 2026 e de presidente em 2027.
Nesta função, Rea contribuirá para fortalecer o diálogo técnico e estratégico entre os associados, fortalecendo a cooperação internacional em prol do aprimoramento contínuo da operação elétrica global.
“Vivemos um momento de profundas transformações. A transição energética, a descentralização da geração, a digitalização e o avanço das tecnologias de armazenamento e inteligência artificial estão redefinindo a forma como operamos nossos sistemas. Este intercâmbio de conhecimento pode ser extremamente importante para enfrentar os desafios”, afirmou Rea.
Atualmente, o GO15 tem 16 operadores de sistemas elétricos espalhados pelo mundo todo, sendo responsável por atender mais da metade da demanda global de eletricidade. A entidade foi criada em 2004 e tem como objetivo favorecer a colaboração internacional bilateral para aperfeiçoar o setor elétrico e aperfeiçoar os seus processos e técnicas.