Política Energética, Regulação, Setor Elétrico, Gás Natural, Energias Alternativas, Empresas e Negócios

Matrix investe R$ 330 mi em UFV em Minas

Da Redação, de Brasília (com apoio da Matrix Energia) —

A Matrix Energia anuncia uma nova etapa em sua estratégia de crescimento e verticalização com a inauguração de sua primeira usina de geração centralizada, a Grande Sertão II. Localizado no município de Várzea da Palma, no Norte de Minas Gerais, o complexo solar é um ativo estratégico que consolida a presença da companhia em geração de grande porte.

Com investimento superior a R$ 330 milhões, a usina Grande Sertão II se posiciona como um dos maiores complexos solares da região. O projeto foi desenvolvido para atender à crescente demanda do mercado por energia limpa, eficiente e, sobretudo, com previsibilidade de custos. A capacidade instalada atinge 105 MW de pico (MWp), gerando 23 megawatts médios (MWm) em energia firme.
 
“A Usina Grande Sertão II é um divisor de águas para a Matrix. Ela marca nossa entrada na geração centralizada e reforça a visão da Matrix como uma plataforma integrada, capaz de oferecer segurança e previsibilidade aos nossos clientes. Este ativo garante que a energia limpa e eficiente seja um pilar de competitividade para a economia brasileira, consolidando nossa posição de plataforma completa de soluções para clientes de energia”, afirmou Rubens Misorelli, CEO da Matrix Energia.

A energia será comercializada através da plataforma varejista da Matrix, que atualmente atende mais de 4 mil unidades consumidoras de alta e média tensão, dentro de uma base total superior a 36 mil clientes, incluindo baixa tensão.

Um dos diferenciais técnicos mais importantes da Grande Sertão II é a capacidade de operar fora do despacho central do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No entendimento da Matrix, essa característica é crucial para reduzir os riscos de corte de geração e garantir uma maior segurança e estabilidade no suprimento de energia para os clientes contratantes. A usina é estruturada na modalidade de autoprodução e conectada diretamente à distribuidora.

A Matrix garante que, em termos de mercado, a totalidade da energia gerada – 100% da capacidade – está comercializada e garantida por meio de contratos firmados com clientes do Mercado Livre de Energia, com validade estendida até o ano de 2028.

Posts Relacionados