Da Redação, de Brasília (com apoio da Copel e informações da Enel) —
A Copel informou que já está conseguindo avançar para retornar o fornecimento de energia onde é possível em Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Oeste do Paraná. A Copel religou, na tarde deste sábado, o Centro de Comando da Defesa Civil, o posto de saúde, o Centro do Idoso e mais 639 clientes. A cidade está com 3156 clientes desligados.
A companhia está com efetivo de mais de 200 eletricistas, técnicos e projetistas na região, que chegaram com caminhões pesados para reconstrução. Oito carretas com materiais também já chegaram à cidade. O número de postes quebrados já passa de 300 no momento. As redes elétricas vão ter que ser construídas do zero em boa parte da cidade.
Um tornado com ventos de até 250 km/h causou destruição em toda a cidade. A Copel está trabalhando em parceria com a Defesa Civil. Por questões de segurança, o restabelecimento da energia está sendo coordenado em conjunto com o órgão.
Paraná
A Copel já normalizou o fornecimento de energia a 80% dos clientes impactados pelos estragos causados pelo temporal acompanhado de fortes ventos que atingiu o Estado entre sexta-feira e sábado. Ao todo, 79 mil clientes estão desligados no Paraná – 66 mil unidades consumidoras atingidas pelo temporal de ontem e mais 13 mil novos desligamentos em função dos ventos que estão atingindo o Litoral no momento.
No auge do evento climático, cerca de 300 mil unidades chegaram a ficar desligadas. As regiões mais atingidas estão no Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste. Em muitos locais será necessário trabalho de reconstrução.
Nove torres de alta tensão de distribuição foram destruídas na região de Guarapuava. Estas somam-se a outras seis que já tinham ido ao chão no temporal que atingiu o Norte do Estado no final da semana passada.
De acordo com o sistema de meteorologia Simepar, os ventos podem ter alcançado os 250 km/h nesta localidade. Outros municípios que registraram ventos em alta velocidade foram Dois Vizinhos (82,4 km/h), Guarapuava (distrito de Entre Rios – 52,9 km/h), Candói (73,1 km/h) e Londrina (92,6 km/h – aeroporto).
Um ciclone que se formou no oceano está provocando um vendaval que atingiu o Litoral do Estado no meio da tarde deste sábado e causou estragos na rede de energia. No momento, 13 mil unidades consumidoras estão com o fornecimento interrompido. As equipes da Copel já estão atuando em campo em 349 serviços.
Concessões da Enel em São Paulo e Rio de Janeiro
Na área de concessão da Enel no estado do Rio de Janeiro, também afetada pela passagem de um ciclone extratropical pelo litoral fluminense, ainda restavam cerca de 80 mil pessoas e possuidores de pequenos negócios desconectados da rede de distribuição de energia elétrica, na manhã deste domingo.
Segundo um boletim da concessionária, emitido às 07h11m, estavam sem luz, em toda a área de concessão, 26.985 unidades consumidoras, basicamente nos municípios de Magé, Petrópolis, Teresópolis, Guapimirim, Paraty, Mangaratiba, Maricá, Niterói, Duque de Caxias e Macaé.
Em São Paulo, conforme informou a Enel, a situação estava mais tranquila e praticamente normalizada na manhã deste domingo. As equipes de emergência trabalharam durante a madrugada, num esforço para reconectar os consumidores à rede de distribuição.
Um boletim disponibilizado às 07h26m mostrou que havia, em toda a área metropolitana de São Paulo, apenas 7.168 unidades consumidoras sem energia elétrica, o que significa em torno de 20 mil pessoas. Considerando que a área de concessão atende cerca de 25 milhões de pessoas (são 8,5 milhões de unidades consumidoras no total), resta um número bastante pequeno de consumidores no escuro.