Maurício Corrêa, de Brasília (com informações da Copel e da Enel)
A distribuidora paranaense Copel informou que está deslocando mais equipes da região Leste do Estado para Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Oeste do Paraná. Com isso, mais de 180 eletricistas, técnicos e projetistas trabalharão na reconstrução de redes elétricas no município. Os profissionais da companhia ainda estão fazendo o levantamento dos estragos na cidade e, até o momento, já foram contabilizados mais de 280 postes derrubados. Um tornado com ventos de até 250 km/h causou destruição em toda a cidade.
Ao todo, 3790 unidades consumidoras estão desligadas na cidade, cerca de 75% do total de clientes na cidade. A Copel está trabalhando em parceria com a Defesa Civil. Por questões de segurança, o restabelecimento da energia está sendo coordenado em conjunto com o órgão.
Impactos no estado do Paraná
A Copel esclareceu, através de comunicado disponibilizado na internet às 11h45m, que equipes estão mobilizadas em diversas regiões do Paraná para recuperar os estragos causados na rede de energia pelo temporal acompanhado de ventanias que atingiu o Estado entre sexta-feira e sábado. As regiões mais regiões mais atingidas estão no Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste. Em muitos locais será necessário trabalho de reconstrução. Sete torres de alta tensão foram destruídas na região e Guarapuava.
Há registro de 4,8 mil ocorrências para atuação dos eletricistas em todo o Estado, sendo o maior volume na região Norte, com 1,4 mil casos para atendimento, seguida das regiões Oeste (1 mil), Sudoeste (839) e Noroeste (731) do Paraná. Ao todo, 176,7 mil clientes têm o fornecimento de energia interrompido pelos efeitos dos temporais nesta manhã.
De acordo com o sistema de meteorologia Simepar, os ventos podem ter alcançado os 250 km/h nesta localidade. Outros municípios que registraram ventos em alta velocidade foram Dois Vizinhos (82,4 km/h), Guarapuava (distrito de Entre Rios – 52,9 km/h), Candói (73,1 km/h) e Londrina (92,6 km/h – região do aeroporto).
Área metropolitana de São Paulo
A concessionária de distribuição de energia elétrica na região metropolitana de São Paulo, Enel, também informou através da internet, às 14h23m, que a sua área de concessão (que compreende 23 municípios mais a capital do estado de São Paulo) também foi severamente impactada pelas condições climáticas.
Nesse horário, havia quase 200 mil pessoas desconectadas da rede da Enel, com impactos significativos nos municípios de Cotia, Diadema, Embu, Itapevi, São Bernardo do Campo, Santo André e, basicamente, a capital do estado, onde estão localizados cerca de 100 mil dos consumidores afetados pela falta de luz.
São situações um pouco distintas, embora a falta de luz seja igual para todos. No Paraná, foram afetados principalmente pequenos municípios do interior, com maior dispersão dos consumidores. Ao contrário da área metropolitana de São Paulo, que é a maior do País, e onde há enorme concentração de moradores.
Em ambas as áreas de concessão, as equipes de emergência estão trabalhando fortemente, correndo contra o relógio, para reconectar o maior número possível de consumidores de energia elétrica, no menor tempo.