Energia renovável mobiliza para a COP30
Da Redação, de Brasília (com apoio da Global Renewables Alliance) —
A Global Renewables Alliance, entidade que reúne os principais representantes do setor privado global de energias renováveis, lança no próximo dia 05 de junho, em Brasília, a Coalizão COP30, que tem como objetivo mobilizar o setor privado internacional em torno da transição energética global, com foco na COP30, que será realizada em Belém, no Pará. A iniciativa busca fortalecer o papel do Brasil como liderança climática e impulsionar investimentos em energias renováveis.
Segundo os organizadores, o encontro reunirá representantes do setor energético, autoridades governamentais, especialistas internacionais e imprensa, marcando um momento estratégico para o debate sobre os caminhos para um futuro energético sustentável.
O evento contará com a presença de Francesco La Camera, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena); Bruce Douglas, CEO da Global Renewables Alliance; e Ben Backwell, CEO do Global Wind Energy Council (GWEC), além de autoridades brasileiras, representantes de organismos multilaterais e executivos do setor energético.
A Coalizão COP30 surge com a proposta de articular lideranças empresariais, investidores e governos em torno de uma agenda conjunta voltada à expansão das energias renováveis, atração de investimentos e consolidação de políticas públicas voltadas à descarbonização. O objetivo é que o Brasil, sede da próxima COP, exerça papel de protagonismo no avanço de soluções sustentáveis em escala global.