Enel volta a atacar com novo apagão em SP
Maurício Corrêa, de Brasília —
Depois de uma trégua que durou poucos dias, a concessionária italiana Enel voltou a atacar em São Paulo. Um apagão ocorrido nesta quinta-feira, 10 de abril, deixou milhares de moradores no escuro, principalmente na Capital do Estado, onde, às 16h43m, havia cerca de 120 mil pessoas sem energia elétrica em suas residências ou negócios.
No total, o novo apagão na área de concessão da Enel em São Paulo registrava, nesse mesmo horário, cerca de 180 mil moradores sem energia elétrica. Todos os municípios da área metropolitana foram impactados, alguns mais, outros menos, mas sobrou para todo mundo. No auge dos desligamentos, houve cerca de 270 mil pessoas desconectadas da rede da Enel, mas aos poucos as equipes de emergência efetuaram a restauração da rede.
À noite, conforme um boletim da Enel divulgado às 21h45m, a situação já havia melhorado um pouco graças ao trabalho das equipes de emergência, que trabalharam fortemente e religaram boa parte da rede que ficou desconectada. Mesmo assim, nesse horário, na área metropolitana de São Paulo, ainda havia cerca de 80 mil pessoas no escuro em suas residências ou negócios. Estavam impactados sem luz principalmente os municípios de Diadema, a região do ABC (São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Santo André) e a Capital.
A italiana Enel também deixou a sua marca na área de concessão do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira. O impacto foi sentido principalmente na região de forte apelo turístico formada pelos municípios de Cabo Frio. São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios. No total, na área de concessão do Estado do Rio de Janeiro, às 21h35m, havia cerca de 70 mil pessoas sem luz.
Como sempre faz, o site “Paranoá Energia” lembra que as autoridades federais responsáveis pela qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica feito pela Enel, na cidade mais rica do Brasil, são:
- presidente Lula;
- ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (que acaba de receber o prêmio de “Autoridade do Ano”, conforme texto neste site, pelo brilhantismo e eficiência de sua gestão);
- diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa;
- equipe de fiscalização da área de Distribuição da Aneel (esses fiscais são um fenômeno. Nunca são capazes de encontrar algo de errado na prestação de serviço da Enel).