Helexia vai abastecer Vivo com 17 usinas FV
Da Redação, de Brasília (com apoio da Helexia) —
A Helexia, player internacional em transição energética, inicia a construção de 17 unidades fotovoltaicas descentralizadas que abastecerão as instalações da Vivo. Especialista em geração distribuída, eficiência energética e gestão de energia, a companhia vai produzir energia operando 60 megawatts (MW) para as redes de telefonia móvel da Vivo, com unidades solares instaladas nos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Ceará. A operação comercial está prevista para começar no primeiro semestre de 2022.
Com esta operação, a Vivo avança em sua estratégia de sustentabilidade, já que as unidades fotovoltaicas da Helexia fornecerão energia renovável para mais de 5 mil pontos de consumo da operadora, num contrato de 20 anos. A capacidade instalada total de 60 MW permitirá que as usinas solares gerem energia equivalente para abastecer 24 mil famílias. A energia produzida em cada usina será injetada no Sistema Nacional Integrado (SIN) e se transformará em crédito para a Telefônica, que terá importante economia em suas contas de luz.
“Este primeiro contrato no Brasil, que fechamos em dezembro de 2020, depois da Helexia vencer a chamada de preços lançada pela Telefônica, ilustra a forte sinergia comercial entre Helexia e Voltalia no Brasil”, comemora Aurélien Maudonnet, CEO da Helexia Brasil. Os projetos das usinas solares foram desenvolvidos com o apoio de parceiros locais de cada região: “Estamos totalmente comprometidos em fazer deste contrato um sucesso que servirá de referência para os nossos futuros projetos no Brasil, utilizando toda nossa experiência em desenvolvimento de projetos de geração de energia, incluindo a melhor prospecção de terras, com análises que levam em consideração critérios como a superfície disponível, viabilidade e custo da conexão à rede, impacto ambiental e regulamentos locais, tudo para contribuir com os objetivos da Vivo em sustentabilidade e combate às mudanças climáticas”, acrescenta Hans Vander Velpen, diretor de Operações e Desenvolvimento de Negócios da Helexia Brasil.
A Helexia desenvolve e investe em projetos chave-na-mão para que os seus clientes possam criar os seus próprios centros de serviços energéticos e tornar a transição energética uma realidade. A empresa opera no Brasil desde 2020, mas possui mais de 10 anos de experiência na França e conta com 250 colaboradores repartidos em mais de sete países. E
A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no país, com 97 milhões de acessos, conforme os dados referentes ao segundo trimestre deste ano. A operadora está presente em 4,7 mil cidades com rede 3G, mais de 3,9 mil com 4G – segmento em que é líder em market share – e mais de 2 mil municípios com a rede 4,5G. No segmento móvel, a Vivo tem 81 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (33%) no país, de acordo com resultados do balanço trimestral.