Alupar antecipa entrega de LT na BA e MG
Da Redação, de Brasília (com apoio da Alupar) —
Em comunicado ao mercado, a Alupar Investimento informou que a sua controlada Transmissora Paraíso de Energia S.A. (TPE) da qual possui 51% do capital social total, obteve o Termo de Liberação de Receita – TLR, o qual autoriza o recebimento de receita a partir de 25 de outubro de 2020. Este projeto adicionará uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 243,4 milhões ao ano.
Isso foi possível devido a disponibilização das instalações de transmissão para o Sistema Interligado Nacional – SIN, antecipando o início do recebimento da RAP em aproximadamente 16 meses em relação ao cronograma da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, originalmente previsto para 09 de fevereiro de 2022.
A transmissora TPE é responsável pelo desenvolvimento, construção e operação do lote 2 da 2ª Etapa do Leilão de Transmissão nº 013/2015 realizado em outubro de 2016. O empreendimento está localizado nos Estados da Bahia e Minas Gerais e consiste na implantação e operação de diversas obras, como linhas de transmissão, subestações, instalação de reatores e outras.
O projeto contou com a emissão de debêntures no montante de R$ 1.070 milhões, no âmbito da Lei nº 12.431, de junho de 2011, conforme comunicado ao mercado de 17 de outubro de 2018. A TPE contribuirá para o escoamento da geração de energia eólica da região Nordeste para a região Sudeste, visando o adequado escoamento da energia produzida por estas usinas.
“Assim, a Alupar reforça o foco na execução de seus projetos, demonstrando compromisso com o crescimento sustentável, disciplina financeira, eficiência operacional e geração de valor aos seus acionistas”, diz o comunicado, que é assinado por José Luiz de Godoy Pereira, diretor de Relações com Investidores da Alupar.