Política Energética, Regulação, Setor Elétrico, Gás Natural, Energias Alternativas, Empresas e Negócios

Spic Brasil moderniza 2ª turbina de São Simão

Da Redação, de Brasília (com apoio da Spic Brasil) —

A Spic Brasil, operadora da Usina Hidrelétrica (UHE) São Simão desde 2018, concluiu a modernização da Unidade Geradora (UG) nº 5, segunda de um total de seis unidades geradoras que passarão por renovação. Realizado entre outubro de 2024 e agosto de 2025, o projeto mobilizou mais de 250 trabalhadores em seu pico de atividades e foi conduzido em parceria com o consórcio GE/PowerChina.

A obra foi finalizada em, aproximadamente, 10,7 meses, tempo inferior à média de 14,4 meses que é referência no setor para projetos desse porte, e reflete os aprendizados obtidos durante a modernização da primeira UG, também concluída em pouco mais de 11 meses.

Ambos os prazos ficaram abaixo do limite regulamentar de 12 meses estabelecido pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Agora, a equipe se prepara para a paralisação da próxima unidade a ser modernizada dando sequência ao cronograma do projeto.

“A modernização da Usina Hidrelétrica São Simão é fundamental para garantir uma operação eficiente e segura por décadas,” afirmou Adriana Waltrick, CEO da Spic Brasil. “Este projeto fortalece nossa capacidade de fornecer energia limpa e confiável ao Brasil, assegurando estabilidade e sustentabilidade para o futuro.”, declarou.

O trabalho incluiu a atualização de equipamentos estratégicos, como o sistema de controle, antes analógico e agora totalmente digital, a substituição completa do estator e a instalação de um novo transformador elevador, produzido pela WEG.

A conclusão dessa etapa reafirma os compromissos da SPIC Brasil com saúde, segurança e meio ambiente: não houve acidentes com afastamento nem ocorrências ambientais. Além disso, a redução contínua nos prazos de execução demonstra a capacidade da empresa de aprender com cada ciclo de execução, aprimorar seus processos e entregar resultados cada vez mais robustos.

Com investimento superior a R$ 1,2 bilhão ao longo de 10 anos, o projeto tem como objetivo aumentar a eficiência, a confiabilidade e a segurança da usina, garantindo sua operação por mais 30 anos. Até 2029, todas as unidades geradoras serão modernizadas.

Com 1.710 MW de potência instalada, a UHE São Simão é uma das hidrelétricas mais seguras do país, com capacidade para abastecer cerca de 6 milhões de residências por ano. A modernização da usina está estruturada em sete pacotes: cinco já concluídos ou em andamento e dois com início previsto para 2026.

Posts Relacionados