Política Energética, Regulação, Setor Elétrico, Gás Natural, Energias Alternativas, Empresas e Negócios

AbraPCH realiza conferência em Foz do Iguaçu

Da Redação, de Brasília (com apoio da AbraPCH) —

A Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e de Centrais Geradoras Hidrelétricas (AbraPCH) realizará, entre os dias 24 e 26 de fevereiro de 2026, a 9ª Conferência Nacional de PCHs e CGHs. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, no Paraná.

A conferência reunirá autoridades governamentais, órgãos reguladores, empresários, parlamentares e especialistas para debater o futuro das pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e das centrais geradoras hidrelétricas (CGHs) no Brasil.

“Foz do Iguaçu é uma cidade símbolo da força da natureza e da integração entre fronteiras, um cenário que reflete perfeitamente os valores do nosso setor: energia, equilíbrio e união”, destaca Alessandra Torres, presidente da AbraPCH.

Na programação haverá painéis com os temas: “Reforma e Modernização do Setor Elétrico Brasileiro – Novos Rumos”; “Participação das Pequenas Hidrelétricas até 50 MW na Matriz Elétrica Brasileira”; “Sustentabilidade Socioambiental das PCHs e sua Inclusão como Provedoras de Serviços Ambientais e Climáticos” e “Abertura de Mercado de Energia Elétrica e a Nova Perspectiva da Lei 15.269/2025”.

Inovação, sustentabilidade e fortalecimento setorial

Com uma programação diversificada, o congresso reforça o compromisso da AbraPCH com a inovação tecnológica, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do setor. Durante os três dias, os participantes terão acesso aos painéis técnicos, feira de exposição e oportunidades de networking que visam impulsionar parcerias e negócios em toda a cadeia produtiva.

“Vivemos um momento de transformação e de oportunidades. Precisamos reafirmar a relevância das PCHs e CGHs como fontes seguras, renováveis e de grande impacto social e econômico para as comunidades onde atuam”, reforça Alessandra Torres.

A presidente também destaca que o associativismo e a colaboração entre os elos da cadeia produtiva são os maiores instrumentos de avanço do setor. “A Conferência da AbraPCH é um ponto de convergência de ideias, inovação e compromisso coletivo com o futuro energético nacional”, completa.

Posts Relacionados