Política Energética, Regulação, Setor Elétrico, Gás Natural, Energias Alternativas, Empresas e Negócios

ONS fica aliviado com enchimento dos reservatórios

Da Redação, de Brasília (com apoio do ONS) —

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) da semana operativa que vai do dia 27 de dezembro a 02 de janeiro traz as primeiras projeções para 2026. Em relação à estimativa da Energia Natural Afluente (ENA), os subsistemas Norte e Sudeste/Centro-Oeste têm os melhores indicadores, podendo chegar a 85% e 83% da Média de Longo Termo (MLT), respectivamente. No Sul, a ENA pode registrar 75% da MLT, e no Nordeste, 55% da MLT.  

“Estes indicadores são importantes para definirmos a nossa política operativa e o subsistema Sudeste/Centro-Oeste concentra cerca de 70% dos reservatórios do Sistema Interligado Nacional. Com o avanço do verão, a tendência é que a demanda de carga aumente nos próximos meses e, assim como fizemos durante todo este ano de 2025, continuaremos acompanhando os cenários e atuando para adotar as medidas necessárias que vão continuar garantindo o pleno atendimento à sociedade”, declarou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

“Avançamos em muitos aspectos neste ano e seguiremos atuando para garantir a operação do SIN ainda mais eficiente e como menor custo possível”, reforçou.

Sobre os níveis de Energia Armazenada (EAR), a melhor estimativa para o final do primeiro mês do ano novo é no subsistema Sul, com previsão de 64,3%. Na sequência, estão o Norte, com 58,9%; o Nordeste, com 55,3%; e o Sudeste/Centro-Oeste, com 53,5%. 

Os cenários prospectivos para a demanda de carga indicam aceleração no SIN e dois outros subsistemas.  A expansão no SIN pode atingir 1,6% (84.582 MWmed). Entre os submercados com previsão de crescimento estão o Norte: 11,5% (8.532 MWmed) e o Nordeste com 7,0% (14.341 MWmed). No Sudeste-Centro-Oeste a estimativa de recuo é de 1,1% (46.612 MWmed) e no Sul de 0,1% (15.097 MWmed). Os números são comparações entre janeiro de 2026 ante o verificado no mesmo período de 2025. 

O Custo Marginal de Operação (CMO) é o mesmo no Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Nordeste, no valor de R$ 163,88. Já no Norte, a estimativa é de R$ 289,25.  

Posts Relacionados