Maurício Corrêa, de Brasília —
A área metropolitana de São Paulo entrou na madrugada de sábado para domingo com, ainda, 42.086 unidades consumidoras desconectadas da rede da concessionária, o que dá em torno de 125 mil pessoas ou proprietários de pequenos negócios.
As equipes de emergência da Enel trabalharam a partir do início do apagão e o número de consumidores afetados pela falta de luz foi gradativamente caindo, passando de cerca de 500 mil para 400 mil, até alcançar os 125 mil registrados por volta de 1 hora da manhã.
Nesse horário, estavam sem luz, basicamente, moradores da Capital, onde a concessionária indicava 40.063 unidades consumidoras no escuro, cerca de 120 mil pessoas.
Às 23 horas, a concessionária disponibilizou o seguinte comunicado na internet:
“Informamos que restabelecemos o fornecimento de energia para 51% dos clientes, dos cerca de 170 mil afetados, em até 5 horas após as fortes chuvas e ventos que atingiram a área de concessão na tarde deste sábado (27/12).
Reforçamos que nossas equipes seguem comprometidas com a operação de atendimento a emergências. No momento, técnicos atuam para restabelecer o fornecimento de energia para cerca de 73 mil clientes (0,8% das unidades atendidas pela empresa na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital”).