Política Energética, Regulação, Setor Elétrico, Gás Natural, Energias Alternativas, Empresas e Negócios

Novo apagão em São Paulo deixa 600 mil consumidores no escuro

Maurício Corrêa, de Brasília —

A região metropolitana de São Paulo foi novamente afetada por um forte apagão nesta terça-feira, 09 de dezembro. Por volta da meia-noite de terça para quarta-feira, havia na área de concessão da Enel 204 mil unidades consumidoras sem energia elétrica, o que configura um público de aproximadamente 600 mil pessoas. Estavam sendo impactadas 2,46% de todas as unidades consumidoras localizadas na capital do Estado de São Paulo e nos 23 municípios que integram a região metropolitana.

O apagão foi mais sentido na cidade de São Paulo, com quase 400 mil pessoas no escuro, mas também estavam impactados os municípios de Cotia, Itapevi, Osasco, Santana do Parnaíba e São Paulo.

Às 18 horas, a concessionária disponibilizou uma nota na sua homepage, esclarecendo:

“Informamos que nossa área de concessão segue sendo afetada por chuvas na tarde desta terça-feira (9/12), com a entrada de um ciclone extratropical pelo do Sul do País. Ao longo do dia, pancadas de chuva persistentes, acompanhadas de fortes rajadas de vento, causaram danos em alguns pontos da rede elétrica. 

Nossas equipes estão mobilizadas em campo e atuam para restabelecer o fornecimento de energia para cerca de 100 mil clientes (1,19% das unidades atendidas na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital).  

A região Oeste da Grande São Paulo é uma das mais afetadas, com destaque para municípios como Barueri, Cotia, Cajamar, Vargem Grande e Pirapora do Bom Jesus”. 

O comunicado da Enel mostra que 6 horas depois a situação havia piorado, com a duplicação do número de consumidores sem energia elétrica. Este apagão vem em um péssimo momento para a concessionária Enel, pois o Tribunal de Contas da União (TCU) sugeriu à Aneel intervir na concessão de distribuição de energia elétrica na região metropolitana de São Paulo.

Posts Relacionados