Neste domingo, 07 de dezembro, o site “Paranoá Energia” está fazendo aniversário de 10 anos. Este editor é avesso à badalação e evita falar das coisas que estão próximas a ele, mas 10 anos são 10 anos e merecem uma palavrinha especial.
Um agradecimento especial vai para os leitores, que são a razão de ser da existência do “Paranoá Energia”. Este editor se sente gratificado pelas manifestações diárias dos seus leitores, sempre comentando alguma coisa, apresentando sugestões de pauta, etc. Às vezes, anonimamente, pois temem eventuais retaliações de seus chefes. “Há muitos leitores do seu site aqui”, disse um leitor em mensagem anônima ao editor na semana passada.
Uma situação meio parecida com aquela música do Chico Buarque: “Você não gosta de mim, mas a sua filha gosta”. Para quem não conhece, a música é “Jorge Maravilha”, de 1974, e é considerada um clássico entre as pauladas dadas pelo compositor na ditadura militar.
Então é isso. Apenas breves palavras, para encaminhar um muito obrigado a todos que de uma forma ou de outra apoiam este pequeno site. Quem tem o mínimo de conhecimento sobre o funcionamento da mídia, sabe que não é fácil manter um veículo de comunicação em atividade, sem parar, durante 10 anos. Mas este modesto “Paranoá Energia” está aí, respirando e incomodando algumas pessoas, instituições e empresas.
O “Paranoá Energia” não coleciona apenas pessoas, instituições ou empresas que o odeiam. Também coleciona amigos. E existem muitos deles por aí, que confiam neste editor e entendem com clareza que a mídia não pode apenas ficar distribuindo plaquinhas de metal, homenageando fulano ou sicrano. A mídia não pode ser só a favor. Com todo respeito aos profissionais que atuam nessa área, mas jornalismo não é a mesma coisa que relações públicas. São situações muito diferentes, embora tudo seja comunicação. É essa diferença que motiva o editor e faz com que o “Paranoá Energia” exista há 10 anos, apesar de todas as dificuldades.
Vamos em frente. De novo, obrigado a todos.