Política Energética, Regulação, Setor Elétrico, Gás Natural, Energias Alternativas, Empresas e Negócios

Copel age com rapidez em rede destruída

Da Redação, de Brasília (com apoio da Copel) —

A Copel informou que a recomposição do fornecimento de energia elétrica aos moradores de Rio Bonito do Iguaçu está perto de 70%. O posto de atendimento da companhia está instalado ao lado da base do comando da Defesa Civil, anexo ao posto de combustível Amigão. O funcionamento é das 8 às 12 horas, e das 13 às 18 horas.

A unidade é preparada para receber solicitações de serviços e também para realizar o cadastro de moradores no auxílio-calamidade, que suspende ações de cobrança por um período de três meses e dá maior flexibilidade em casos de necessidade de parcelamento dos débitos.

As equipes da Copel seguem em campo também nas demais regiões, especialmente no norte paranaense, severamente atingida pelos temporais. Eletricistas de serviços, manutenção e obras trabalham na região para recompor os serviços a 3,8 mil domicílios.

Segundo a Copel, a unidade móvel de atendimento em Rio Bonito do Iguaçu está em condições para auxiliar os moradores na retomada dos serviços de energia e avançar no cadastro do auxílio-calamidade.

O benefício suspende ações de cobrança de débitos, inclusive o corte por inadimplência, por um período de três meses, a fim de permitir o restabelecimento emocional e financeiro das famílias. Visitas domiciliares neste sábado e domingo já cadastraram aproximadamente um terço dos domicílios nesta modalidade.

A força-tarefa realizada ao longo do fim de semana alcançou a recomposição de 60% da infraestrutura de distribuição de energia elétrica, no município.

Equipes de obras e manutenção da companhia seguem em campo neste início de semana, com cerca de 200 profissionais, a fim de avançar na reconstrução das redes.

Paraná

Nos demais municípios do Paraná, o número de imóveis desligados em decorrência dos temporais foi reduzido para 4,7 mil. Municípios que chegaram a ter os serviços completamente interrompidos tiveram as fontes restabelecidas, assim como os circuitos urbanos e rurais de maior porte.

Nesta segunda-feira (10), as equipes de serviços, manutenção e obras seguem em campo, atuando no atendimento a circuitos de menor porte e chamados individuais, principalmente na região Norte do Paraná, onde há 4 mil domicílios sem energia. Na região, 106 postes foram quebrados. Os trabalhos seguem até que todos os clientes sejam religados.

Alta tensão

Em Guarapuava, equipes trabalharam em ajustes na subestação para adequar a operação durante a reconstrução de dez torres de alta tensão – sete caídas e três severamente danificadas). Um helicóptero foi utilizado nas inspeções das quatro linhas de alta tensão que estão fora de operação devido aos danos ocorridos. Os trabalhos nas linhas tiveram início, e a previsão é de que as linhas voltem a operar nos próximos dez dias.

Em Santa Fé, no Norte do Paraná, devem ser concluídos nesta segunda-feira (10) os trabalhos para permitir o retorno à operação das duas linhas danificadas no temporal do fim de semana anterior.

A distribuidora alerta que a indisponibilidade das linhas de alta tensão não causa desligamento dos consumidores. Mas as linhas são importantes para garantir a estabilidade e a flexibilidade de operação do sistema interligado de distribuição.

Posts Relacionados