Política Energética, Regulação, Setor Elétrico, Gás Natural, Energias Alternativas, Empresas e Negócios

Thopen compra toda a operação de GD da Copel

Da Redação, de Brasília (com apoio da Thopen) —

A Thopen, plataforma integrada de energia que atua com soluções de geração, gestão e inteligência energética, classificou como “um importante movimento de consolidação do seu portfólio no Paraná” a aquisição de quatro usinas solares fotovoltaicas pertencentes à Copel. 

A transação, avaliada em R$ 78 milhões, engloba toda a operação de Geração Distribuída (GD) da companhia paranense e adiciona 22 MWp (Megawatt-pico) operacionais de potência à capacidade instalada da Thopen, reforçando a atuação estratégica da empresa no estado, com um volume de produção de energia que seria capaz para abastecer o consumo médio de 17 mil clientes na região. 

“Esta aquisição é fundamental para a nossa estratégia de crescimento e reforça nosso compromisso com a geração de energia limpa e renovável no Brasil. Ao integrar os novos ativos, ultrapassamos 700 MWp de capacidade instalada em âmbito nacional e fortalecemos significativamente nossa presença no Paraná, um mercado-chave para a expansão Thopen rumo à democratização do acesso à energia limpa e competitiva no Sul do país”, afirma Gustavo Ribeiro, CEO da Thopen e da Pontal Energy. 

Foco estratégico e crescimento no estado 

O Paraná é uma das regiões de maior capacidade energética da Thopen. Com 45 projetos de GD em operação, a empresa totaliza 120 MWp de potência no estado. Esse portfólio seria capaz de abastecer o consumo médio de aproximadamente 93 mil residências. 

A Thopen garante que as quatro usinas solares adquiridas, juntamente com outras plantas de energia renovável no Paraná, estão prontas para atender o setor empresarial e comércios locais, oferecendo uma redução de pelo menos 10% nos gastos com energia para indústrias, comércios e residências, dispensando a necessidade de qualquer investimento prévio por parte do consumidor em placas solares ou infraestrutura. O público-alvo são empresas de todos os portes e segmentos. 

Expansão contínua e meta de 1 GWp 

A operação é a sexta aquisição de ativos realizada pela Thopen em 2025. Na última semana, a companhia adquiriu 45 usinas solares em sete estados pelo montante de R$ 556 milhões. O movimento de aquisições é parte da estratégia da Thopen para se tornar a plataforma de energia de referência no país, buscando um crescimento robusto tanto em capacidade de geração quanto na base de clientes gerenciados. A empresa administra aproximadamente 300 mil unidades consumidoras (UCs) e tem o objetivo de ampliar esse número para 1 milhão até 2026. 

Presente em 22 estados brasileiros, a Thopen oferece soluções que vão desde a gestão de faturas e dados de consumo, passando por acesso à geração compartilhada, até a migração de clientes para o mercado livre de energia — tudo por meio de uma estrutura digital que simplifica a jornada energética dos clientes. Com o novo portfólio, a empresa passa a ter 714 MWp de capacidade instalada, aproximando-se da meta de 1 GWp prevista para o próximo ano.

Posts Relacionados